fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Universidades Portuguesas comemoram ingresso de estudantes brasileiros.

Home » Uncategorized » Universidades Portuguesas comemoram ingresso de estudantes brasileiros.

São 32 instituições participantes e mais de mil estudantes contemplados.

Cursar uma graduação fora do Brasil com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é realidade para os estudantes brasileiros. Desde 2014, a maior prova de acesso ao ensino superior do país, expandiu as fronteiras do conhecimento ao firmar o convênio interinstitucional entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e universidades portuguesas. Já ultrapassou mil o número de brasileiros estudando em uma das 32 instituições participantes. E, em meio a esse cenário, algo surpreende: a boa adesão das Universidades de Portugal que estão disputando os estudantes brasileiros.

Enquanto as universidades se esforçam para facilitar a entrada dos estudantes, esses se interessam não somente pelo ensino, como também com a possibilidade de migrar em definitivo para um país europeu ao concluir o curso. A Universidade de Algarve já tem matriculado 500 brasileiros em seus cursos de graduação, no entanto a   Universidade de Coimbra (UC) ainda é líder em alunos de origem brasileira.
A receptividade e ‘disputa’ das instituições portuguesas em relação aos estudantes pode envolver a questão econômica, já que o país passou por uma longa crise, antes da estabilidade atual e, por conta disso, muitos jovens portuguesas acabaram migrando para outras regiões da Europa em busca de salários maiores e novas perspectivas de carreira. Diferentemente do Brasil, em Portugal, as universidades públicas não são gratuita e, enquanto os estudantes portuguesas pagam em média 1 mil reais por ano, os brasileiros pagam entre 2 mil e 3,5 mil por ano.
site:educamaisbrasil.com.br
Posted on