fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Segurança em Portugal: o País é o 4º Mais Seguro do Mundo

Home » Uncategorized » Segurança em Portugal: o País é o 4º Mais Seguro do Mundo

Portugal é o 4º país mais seguro do mundo e o 2º mais pacífico da União Europeia. Um dos principais motivos para a escolha de se viver em um país é, sem dúvida, a segurança. Por isso, a segurança em Portugal tem sido o ponto forte do país para que muitas famílias brasileiras o escolham para viver. Em 2019 e 2020, Portugal alcançou o 3º lugar na lista de países mais pacíficos do mundo, segundo o Global Peace Index (Índice Global da Paz). Dessa vez, no ranking de 2021, o país ficou em 4º lugar, o que ainda é louvável. Então, nesse artigo, você verá como Portugal tem se destacado nos últimos anos no quesito segurança.

Em 2014, a segurança em Portugal era considerada pior, pois o país ocupava o 18º lugar no ranking. Essa é uma ótima notícia, pois, em apenas 7 anos, a subida de nível foi grande. Embora Portugal tenha caído um nível – já que estava em 3º lugar nos dois anos passados, passar a ocupar o 4º lugar, entre 163, ainda é excelente. Além disso, ano a ano tem evoluído no Índice Global da Paz. Isso é um reflexo de um forte investimento na segurança pública e uma grande coordenação de meios entre as várias forças, como a GNR (Guarda Nacional Republicana), a PSP (Polícia de Segurança Pública), o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e a Polícia Judiciária.

A GNR, que conta com 23 mil homens e mulheres, recebeu mais 224 novas viaturas em 2020, destinadas às componentes Territorial, Policiamento Comunitário, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal. Na cerimônia de entrega, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou a importância dos investimentos para o turismo, para captar investimentos e atrair estudantes e cientistas. Quanto à colocação em 3º no ranking de segurança em Portugal, conquistado em 2020, o Ministro reafirmou: “E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia, que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade”

Os portugueses, cada vez mais, têm a percepção de viverem em um país pacífico. Portugal, que tem recebido todos os dias centenas de imigrantes, destaca-se pela aceitação de povos de outras culturas e não sofre com terrorismo, qualidades que justificam o fato de que Portugal é o 4º país mais seguro do mundo. No que diz respeito à percepção dos brasileiros que vivem em Portugal, a segurança no dia a dia traz uma sensação de liberdade que muitos já não tinham quando moravam no Brasil.

Cidades como Rio de Janeiro, que sofrem diariamente com cenas de violência e conflitos internos, levaram o Brasil a ficar em 126º lugar no ranking de 2021. É comum encontrar brasileiros que se mudaram para Portugal por quererem que seus familiares possam apreciar a vida com mais liberdade e segurança.

Posted on