
Um dos principais motivos para a escolha de se viver em um país, é sem dúvida a segurança. E este quesito tem sido o ponto forte de Portugal para que muitas famílias brasileiras escolham se mudar para o país europeu, que em 2019 e em 2020, foi classificado como o 3º país mais pacífico do mundo, segundo o Índice Global da Paz.
São 23 os indicadores que classificam 163 países ao redor do mundo. A pontuação de cada país é calculada usando três domínios temáticos: nível de segurança social, extensão do conflito interno e internacional e o grau de militarização de cada nação. Em sua 13ª edição, o Índice de Paz Global trouxe também uma análise econômica, tendências e formas de desenvolver sociedades pacíficas, além de um alerta para as mudanças climáticas, que num futuro podem interferir no cenário de paz mundial.
Em apenas 6 anos, Portugal subiu 15 posições no índice, que também revelou um leve crescimento de 0,09% na paz mundial pela primeira vez nos últimos 5 anos. Isto é um reflexo de um forte investimento na segurança pública e uma grande coordenação de meios entre as várias forças. Nomeadamente, a GNR (Guarda Nacional Republicana), a PSP (Polícia de Segurança Pública), a SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e a Polícia Judiciária. Policiamento nas ruas, câmeras em locais públicos, e um sistema judiciário eficaz, garantem a população o direito de andar nas ruas sem sentir medo.
Os portugueses cada vez mais, tem a percepção de viverem em um país pacífico. O país, que tem recebido todos os dias centenas de imigrantes, destaca-se pela aceitação de povos de outras culturas e não sofre com terrorismo, o que eleva Portugal no ranking de países mais seguros do mundo.

No que diz respeito à percepção dos brasileiros que vivem em Portugal, a segurança no dia-a-dia dá uma sensação de liberdade que muitos já não tinham quando moravam no Brasil. É comum encontrar brasileiros que se mudaram para Portugal por quererem que seus filhos cresçam com mais liberdade e segurança. Cidades como Rio de Janeiro, que sofre diariamente com cenas de violência e conflitos internos, levaram o Brasil a cair várias colocações no GPI em 2020.
A PORDATA publicou em abril deste ano uma lista das cidades mais seguras de Portugal. Os dados foram medidos pelo número de crimes, tais como assaltos e furtos, que aconteceram nas cidades portuguesas, considerando o estudo à cada 1.000 habitantes.
- Torres Novas (Santarém)
- Seixal (Setúbal)
- Alvito (Alentejo)
- Góis (Coimbra)
- Vila Franca de Xira (Grande Lisboa)
- Caldas da Rainha (Leiria)
- Fundão (Castelo Branco)
- Velas (Açores)
- Oeiras (Grande Lisboa)
- Alter do Chão (Alentejo)
Você tem desejo de se mudar para Portugal? Nós do escritório Rabe Bennesby podemos te ajudar com isso. Avaliamos suas possibilidades a fim de que você possa adquirir a nacionalidade portuguesa. Sendo nacional português, todo o processo de mudança é simplificado, uma vez que você pode residir, trabalhar, estudar e passear livremente por qualquer um dos 27 países-membros da União Europeia. Atuamos requerendo a nacionalidade portuguesa aos descendentes de sefarditas, filhos, netos e cônjuges de cidadãos portugueses. Se você já sabe ou quer saber se tem direito à nacionalidade portuguesa, entre em contato conosco.
Posted on
Deixe uma resposta