fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Por que contratar um estudo genealógico?

Home » Cidadania Portuguesa » Por que contratar um estudo genealógico?

Milhares de brasileiros têm conquistado a cidadania portuguesa por meio da comprovação de ascendência sefardita, ou seja, de que descendem de judeus oriundos de Portugal e Espanha, perseguidos pela Inquisição e obrigados a fugir para vários países, principalmente para o Brasil. Estes judeus sefarditas chegaram aqui como cristãos-novos. A nacionalidade portuguesa deferida aos descendentes de judeus sefarditas foi um pedido de perdão através da aprovação da Lei nº 1/2013 e do Decreto-Lei 30-A/2015.

O ponto de partida para a cidadania portuguesa por meio dessa lei é o estudo genealógico, uma vez que todo o processo é fundamentado na comprovação documental dos vínculos genealógicos com um ancestral sefardita. Ainda assim, muitas pessoas que buscam se tornar um nacional português por essa via, não estão convencidas de que devem contratar esse serviço.

Por sua vez, é importante ressaltar que não é qualquer pessoa que pode fazer um estudo genealógico completo. Para encontrar um ascendente cristão-novo, muitas vezes é preciso retroceder até a 17ª geração, sendo necessário o levantamento de documentos datados do século XVII ou XVI, como certidões de nascimento de pais, avós, bisavós, trisavós etc. 

Esses conhecimentos paleográficos, necessários para decifrar documentos manuscritos em busca de informações específicas, são de domínio de genealogistas profissionais. Segundo o site do Arquivo Nacional, a paleografia é “o estudo da escrita antiga, que transcreve a caligrafia antiga e incompreensível para nossa grafia atual, possibilitando o acesso à informação contida na documentação”.

Encontrando o ancestral sefardita e com todas as gerações devidamente documentadas, é preciso submeter o estudo à uma Comunidade Israelita de Portugal, que exige um padrão de apresentação que deve ser seguido pelo genealogista a fim de evitar indeferimentos. Muito mais que apenas um documento fundamental para a emissão do certificado de vínculo sefardita para a cidadania portuguesa, o estudo genealógico é um resgate às origens e a história de uma pessoa.

Nós, do escritório Rabe Bennesby Advogados, temos parcerias com genealogistas especializados nas migrações ibéricas e sefarditas, para realizar buscas por sua ascendência judaica. Você pode ser descendente de cristãos-novos e ter direito de obter sua nacionalidade portuguesa. Entre em contato conosco e vamos começar seu estudo genealógico! Com nossos escritórios no Brasil e em Portugal, influenciamos diretamente na Comunidade Israelita de Lisboa para aprovação do seu certificado e facilitamos os trâmites do processo de requerimento da sua nacionalidade portuguesa por descendência sefardita.

Posted on