fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Os Descendêntes Sefaraditas tem benefícios em adquirir sua Cidadania Portuguesa.

Home » Uncategorized » Os Descendêntes Sefaraditas tem benefícios em adquirir sua Cidadania Portuguesa.

 A história da expulsão dos Judeus  Sefaradita  em Portugual.

Inicialmente expulsos da Espanha, emigraram massivamente para Portugal. Mais tarde, em 1496, D. Manuel I acabou por criar as condições para a sua expulsão de Portugal, forçando-os a procurar outros territórios para viver. Espalharam-se um pouco por toda a parte, começando pelo Império Otomano e Norte de África e, mais adiante, foram para territórios americanos, incluindo o Brasil. No entanto, os Judeus Sefarditas tudo fizeram para manter os seus costumes, língua, tradições e rituais nas terras que os receberam.

Entretanto, reconhecendo a ligação histórica entre os Judeus Sefarditas e Portugal, em 2015 o legislador nacional viabilizou uma modalidade especial para que os descendentes desta comunidade pudessem adquirir a nacionalidade. Assim é possível obter a nacionalidade portuguesa por descendentes de Judeus Sefarditas. Os Judeus Sefaraditas podem aceder à nacionalidade portuguesa mediante naturalização, uma modalidade de nacionalidade derivada.

O principal aspecto positivo desta via de nacionalidade é que o fundamento do pedido não se limita à descendência de pais ou avós portugueses. O segundo aspecto é o benefício da Nacionalidade Portuguesa. Os descendentes de judeus sefarditas passarão a ser automaticamente considerados cidadãos europeus, tendo o direito de circular livremente por todo o Espaço Schengen, que atualmente abrange 26 países europeus.

O estatuto de cidadão europeu permite ainda a liberdade de circulação e de trabalho dentro dos países-membros da União Europeia, além do acesso a sistemas de saúde e educação de grande qualidade. Não se deve também ignorar a acessibilidade internacional possibilitada pelo passaporte português, para o qual é dispensado o visto prévio de entrada em quase duzentos países.

Neste caso, o fundamento poderá decorrer de qualquer familiar em linha reta (pai, avós, bisavós, tataravós) ou da relação familiar na linha colateral do progenitor comum que pertenceu à comunidade sefaradita de origem portuguesa.

Em resumo, o fundamento será na ascendência sefaradita.

Contudo, o elemento fundamental deste tipo de processo é comprovação da sua descendência sefaradita, que pode ser feita através de prova direta, de natureza documental, ou mediante evidências indiretas, tais como o sobrenome, o idioma familiar, os costumes e as origens.

 

Escritório Rabe Bennesby

O escritório Rabe Bennesby tem a experiência necessária para avaliar os documentos familiares e as possibilidades de encontrar vínculos sefaraditas, evitando assim gastos indevidos com o processo.

Nosso escritório tem parceria com genealogistas profissionais especializados nas migrações ibéricas e sefaraditas para realizar as profundas buscas de ascendência judaico-ibérica.

Com escritório sediado no Rio de Janeiro e em Portugal, o escritório Rabe Bennesby  influência a Comunidade Israelita de Portugal para à aprovação do Certificado de Descendência Sefaradita e otimiza o processo de requerimento de nacionalidade portuguesa através dos acompanhamentos processuais e cumprimentos de exigências feitas pela Conservatória de Registros Gerais de Portugal.

Posted on