fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Custo de vida em Portugal: dados de 2020

Home » Cidadania Portuguesa » Custo de vida em Portugal: dados de 2020

Mudar de país obviamente requer um bom planejamento financeiro. É importante colher informações sobre o custo de vida do país em questão, seja para tomar uma decisão ou para elaborar o seu orçamento. Visto a quantidade de brasileiros que tem planejado se mudar para Portugal nos últimos anos e com base em um pesquisa feita no site Numbeo em janeiro de 2020, preparamos um artigo com uma média de valores para alguém que more na capital portuguesa, Lisboa.

O custo de vida em Portugal depende do estilo de vida de cada pessoa. Dessa maneira, dificilmente conseguiremos orçar, com precisão, o valor das suas despesas mensais, e sim, iremos informar uma média de gastos das principais despesas. De acordo com o Numbeo, apesar de ter havido um aumento no custo de vida em Portugal recentemente, morar em Portugal não é caro, principalmente se compararmos com outros países europeus como França e Itália, e até mesmo com o Brasil. Além disso, não é preciso se preocupar com gastos exorbitantes com saúde, educação e segurança, uma vez que o serviço público atende plenamente à população.

Tal como em qualquer lugar do mundo, a despesa mais cara é o aluguel. Nos últimos dois anos os preços de aluguéis no país aumentaram de forma considerável devido a grande demanda e pouca oferta. Morar no centro de uma cidade é a opção mais cara, podendo custar até duas vezes mais do que morar a 10km do centro, o que deixa de ser um problema, uma vez que as cidades em Portugal não são muito grandes. Já relativo a compra e financiamento de um imóvel no país, o valor média do metro quadrado de um apartamento no centro da cidade fica em torno de 2.600 euros, enquanto um fora do centro sai em média de 1.500 euros. Quanto ao transporte público, um bilhete único mensal custa entre 30 e 40 euros por mês, variação que depende somente da distância a ser percorrida no dia a dia.

Em relação às compras do supermercado, os valores são bastante parecidos. Para um casal, as despesas com mercados ficam, em média, por volta de 350 euros por mês. Comer fora em um restaurante econômico sai em torno de 8 euros, enquanto uma refeição em um restaurante de luxo para um casal custa cerca de 150 euros. O valor médio para um casal comer em um restaurante que sirva três pratos é 30 euros. 

As contas da casa também não variam muito de região para região de Portugal. O que influencia é a quantidade de residentes na casa e seu perfil de consumo. No inverno, geralmente se gasta em torno de 100 euros com contas de luz e gás, enquanto no verão, um casal mais uma criança gasta cerca de 600 euros por mês. Contas de água costumam variar entre 30 e 50 euros por mês, enquanto um combo com TV a cabo, telefone e internet variam entre 25 e 60 euros.

Você tem desejo de se mudar para Portugal? Nós do escritório de advocacia Rabe Bennesby podemos te ajudar a conseguir seu visto, seja de permanência, residência, estudo ou trabalho. Avaliamos, também, seus documentos a fim de que você possa adquirir a nacionalidade portuguesa. Sendo nacional português, todo o processo de mudança é simplificado, uma vez que você pode residir, trabalhar, estudar e passear livremente por qualquer um dos 27 países-membros da União Europeia, o que inclui Portugal. Se você já sabe ou quer saber se tem direito à nacionalidade portuguesa, entre em contato conosco. 

Posted on