fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Conheça os principais castelos de Portugal

Home » Cidadania Portuguesa » Conheça os principais castelos de Portugal

Visitar um castelo é quase uma parada obrigatória para quem está na Europa. E obviamente, não seria diferente em Portugal. Ao longo dos anos Portugal vem se modernizando, mas sem perder sua memória e majestade. Foram mais de 200 castelos construídos em Portugal ao longo da história, mas nem todos estão de pé ou são visitáveis ainda hoje. Entretanto, há ruínas e castelos muito interessantes que surpreendem por seu estado de conservação de norte a sul do país.

Visitar um castelo, especialmente para nós, brasileiros, é uma experiência mágica, onde libertamos nossa imaginação e revivemos parte da história de uma época que não vivemos: as batalhas da Idade Média. Por séculos, apesar de ocasionalmente ser usado como residência de luxo de reis e rainhas, os castelos serviram como fortificações, que tinham como função vigiar e proteger o povo. À vista disso, todos eles ficam no alto, com muralhas e torres altas que proporcionam belas vistas.

Dos mais conhecidos até os menos populares, confira uma lista com alguns castelos de Portugal:

  1. Castelo de São Jorge
    Situado em Lisboa, o castelo é classificado como monumento nacional e foi construído no século XI pelos muçulmanos para servir de defesa. Após a conquista de Lisboa, em 1147, por D. Henriques, primeiro rei de Portugal, até o início do século XVI, conheceu seu período áureo enquanto espaço cortesão. Posteriormente, adquiriu caráter militar. Atualmente é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, tendo segundos muitos visitantes, a melhor vista de Lisboa.

  2. Castelo de Santa Maria da Feira
    Construído antes do século IX, em Aveiro, é um dos castelos mais notáveis de Portugal. Rodeado por árvores e  muralhas medievais, é um dos mais complexos exemplos da arquitetura militar medieval. Na primeira quinzena de agosto, acontece por lá a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, evento que recria a atmosfera medieval europeia.

  3. Castelo de Bragança
    Está localizado na freguesia de Santa Maria, concelho e distrito de Bragança. Construído em 1187 sob o reinado de D. Sancho I e restaurado na década de 1930, abriga uma torre que oferece uma vista linda da cidade, além do Museu Militar de Bragança.

  4. Castelo de Marvão
    Localizado em Alentejo, o castelo fica a quase 900m de altitude, bem próximo à fronteira com a Espanha. Devido à sua localização privilegiada, desempenhou um papel importante para as estratégias de defesa da época. Não sabe ao certo o de sua edificação, já que quando D. Afonso Henriques e suas forças militares tomaram a região entre 1160 e 1166, o castelo já existia.

  5. Castelo de Guimarães
    Foi construído no século XI, em Guimarães, para defender o mosteiro contra os ataques dos mouros. É um dos principais castelos da época da Reconquista Portuguesa, uma vez que foi a primeira construção a abrir a corte de Dom Afonso Henriques, primeiro rei português. No lugar, inclusive, há uma estátua de D. Afonso. Atualmente, é um dos principais cartões de visita da cidade e do país, classificado como monumento nacional.

  6. Castelo de Óbidos
    Localizado em Óbidos, foi construído em meados do século XII ou XIII, e restaurado posteriormente. Hoje em dia, funciona como um hotel. Ao longo do ano ocorrem vários eventos no castelo, como festivais de chocolate, festivais medievais, festas de Natal e festivais de literatura.

E aí, que tal passar uns dias em Portugal e aproveitar para conhecer alguns dos castelos da lista? Sabia que sendo um cidadão português você pode conhecer esses e outros pontos turísticos de Portugal e de toda a Europa, sem precisar de preocupações com visto? Nós do escritório Rabe Bennesby verificamos as suas possibilidades de aquisição da nacionalidade portuguesa, enviamos e acompanhamos todo o processo, até a obtenção da sua certidão de nascimento portuguesa. Nosso escritório em Lisboa nos auxilia na busca e inclusão de documentos em Portugal, a fim de que seu processo ocorra no menor tempo possível. Se você já sabe ou quer saber se têm direito à nacionalidade portuguesa, entre em contato conosco.

Posted on