fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Conheça o Carnaval de Portugal

Home » Cidadania Portuguesa » Conheça o Carnaval de Portugal

Se no Brasil, o Carnaval é a maior festa do ano e os dias de folia são feriados em todo o país, em Portugal a festa é apenas um feriado facultativo. Contudo, isso não impede que uma das festas mais comemoradas no mundo também seja tradicionalmente comemorada em vários municípios portugueses.

A história da festa no país ibérico é antiga, sendo conhecida anteriormente como “Entrudo” (entrada para a quarentena em jejum), festa que preparava os cristãos para a Páscoa. Os foliões festejavam o fim dos excessos que seriam perdoados posteriormente pela Igreja Católica. Hoje, por sua vez, os amantes do Carnaval comemoram de maneira diferente, em muitos lugares baseando-se na versão brasileira da festa, com desfiles carnavalescos, blocos, animação e euforia.

Em Torres Vedras o Carnaval pode ser comparado ao de Olinda no Brasil. Repleto de carros alegóricos e bonecos imensos, a festa atrai em média 350 mil turistas todos os anos e conta com a participação em peso da população local. No cortejo, unem-se foliões e mascarados, além dos tradicionais desfiles das “matrafonas” (homens vestidos de mulher). O cortejo é animado com músicas populares portuguesas e ao final há um lindo show de fogos.

O Carnaval de Funchal, na Ilha da Madeira é outro que possui grande força em Portugal. Acredita-se que foi ele quem deu origem à festa brasileira, ainda na época do Brasil Colonial. Repleto de desfiles sofisticados, onde grupos se apresentam com fantasias e muitas alegorias, as ruas da ilha ficam lotadas durante todos os dias de folia.

Em Ovar, próximo a Aveiro, os portugueses costumam dizer que se é festejado o Carnaval como em nenhum outro lugar do país. A diversão invade as ruas e não tem hora para acabar. Além disso, a organização dedica-se a converter a celebração em uma festa ecológica, que incentiva a sustentabilidade. Tem festa para as crianças, baile de máscaras, desfiles de escolas de samba, festa para todos os gostos. De segunda para terça de Carnaval, acontece a tradicional “Noite Mágica”, um dos pontos altos dos festejos locais.

A animação e a sátira são as principais características do Carnaval de Loulé, na região do Algarve. Escolas de samba desfilam pela cidade com grandes carros alegóricos com incríveis figuras gigantes e críticas a sociedade atual e bastante influência do Carnaval brasileiro.

Em Sesimbra, próximo a Lisboa, no distrito de Setúbal, acontece um dos carnavais mais tradicionais e populares do país. Além dos desfiles das escolas de samba e grupos de axé à beira mar, um corso de palhaços e bailes marcam as festividades. Tal como no Brasil, os preparativos começam muito antes do Carnaval. Um diferencial são as “cegadas”, costume centenário que promove sátiras em vários pontos da cidade.

E aí, qual tal conhecer Portugal durante o inverno europeu e aproveitar o Carnaval por lá? Além das fantasias e de muita animação, você vai precisar também de um visto de permanência. Mas sabia que sendo um cidadão europeu, você poderá conhecer essa e outras festas tradicionais de todos os 27 países da União Europeia, incluindo Portugal, sem preocupações com vistos? Nós do escritório Rabe Bennesby avaliamos as suas possibilidades de aquisição da nacionalidade portuguesa, fazemos o requerimento em Portugal e acompanhamos todo o processo até a obtenção do seu registro português. Nosso escritório em Lisboa nos auxilia na busca e inclusão de documentos, a fim de que seu processo ocorra no menor tempo possível. Se você já sabe ou quer saber se têm direito à nacionalidade portuguesa, entre em contato conosco!

Posted on