fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Como funciona o sistema de saúde em Portugal

Home » Cidadania Portuguesa » Como funciona o sistema de saúde em Portugal

Nos últimos anos, Portugal tem se destacado pela qualidade de vida proporcionada à sua população, principalmente no que diz respeito a sistemas de segurança, educação e saúde. Atendendo a maior parte da população do país, o Sistema Público de Saúde português é referência por conta da qualidade e preocupação com seus pacientes, algo comparado com o sistema de saúde particular do Brasil. Os hospitais públicos são bem equipados e não é necessários esperar dias para o atendimento, considerado satisfatório pela maioria da população.

Os atendimentos sem muita urgência são feitos nos centros de saúde, como são chamados os postos de saúde no país. Neles, são feitas as consultas de rotina, enfermagem, planejamento familiar, bem como o acompanhamento das crianças, vacinação, entre outros. Em geral, o paciente é atribuído e encaminhado ao centro de saúde mais próximo de sua residência. 

Além disso, Portugal possui o médico de família, um médico clínico geral que será designado para cuidar da pessoa e de sua família. Esses médicos ficam em seus respectivos centro de saúde e fazem todo o acompanhamento dos pacientes que são atribuídos a eles, possuindo todo o histórico de saúde de cada paciente. Para consultas com médicos especialistas (e às vezes, com o médico de família), é necessário entrar em uma fila de espera.

Entretanto, é importante que a saúde pública de Portugal não é gratuita. Os pacientes pagam uma parte e a outra é subsidiada pelo governo. Geralmente, o usuário paga uma média de 5 euros para uma consulta rotineira em um centro de saúde e em torno de 20 euros para emergências em hospitais. Por outro lado, atendimentos de emergências em que o paciente sofreu algum acidente e foi levado para o pronto socorro pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) ou pelos Bombeiros, são isentos de pagamento. Para cirurgias recomendadas pelo médico de família, internações e acompanhamento de doenças graves também não é preciso pagar nenhum valor.

Os valores dos exames mudam de acordo com o que é solicitado pelo médico, porém não são muito altos. Se for pedido um raio-x ou uma injeção, por exemplo, é cobrado cerca de 2 euros a mais. Ao se consultar e receber uma receita médica, a mesma vem com um código de barras para que o paciente possa comprar seus remédios com descontos subsidiados pelo governo. Pessoas que comprovam não ter condições de pagar, além de algumas classes de pessoas, como mulheres grávidas, jovens até os 18 anos de idade e portadores de doenças graves, estão isentos de pagar qualquer taxa no sistema público de saúde de Portugal.

Você tem desejo de se mudar para Portugal? Nós do escritório de advocacia Rabe Bennesby podemos te ajudar com isso a conseguir seu visto, seja de permanência, residência, estudo ou trabalho. Avaliamos, também, seus documentos a fim de que você possa adquirir a nacionalidade portuguesa. Sendo nacional português, todo o processo de mudança é simplificado, uma vez que você pode residir, trabalhar, estudar e passear livremente por qualquer um dos 27 países-membros da União Europeia, o que inclui Portugal. Se você já sabe ou quer saber se tem direito à nacionalidade portuguesa, entre em contato conosco. 

Posted on