fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

Como financiar um imóvel em Portugal

Home » Portugal » Como financiar um imóvel em Portugal

Financiar um imóvel em Portugal pode ser muito mais fácil do que você imagina. De fato, o procedimento é muito comum, principalmente para estrangeiros que desejem comprar imóveis no país. Além disso, o valor mensal do financiamento pode sair até mais barato que um aluguel.

Para comprar um imóvel em Portugal, não há necessidade de ter visto nem cidadania europeia. Inclusive, quem adquire um ou mais imóveis quem somem o valor de 500 mil euros pode obter o seu Golden Visa, um visto para que o comprador e sua família possam morar no país e usufruir dos benefícios de um cidadão europeu. Posteriormente, o mesmo pode requerer a sua cidadania portuguesa. Até é possível financiar um imóvel com a intenção de obter o Golden Visa, contudo não o valor mínimo exigido. Atualmente, se exige para a emissão do Visto Gold o valor de 500 mil euros. Então, se o imóvel for mais caro que isso, o valor excedente poderia ser financiado.

Por outro lado, existe uma nova opção para obter o Golden Visa em Portugal: investindo em Fundos de Capital Privado (ou Fundos de Investimento). O Parlamento Português aprovou no final de 2018, uma nova lei que torna o Fundo de Capital de Risco (FCR) um investimento qualificado para aqueles que pretendem se candidatar a um Visto Gold no país. Com um investimento mínimo de 350 mil euros em um fundo FCR (que pode ser chamado também de ‘Fundo Golden Visa’), os investidores podem obter seu visto de residência.

O processo de financiamento é semelhante ao da compra à vista. O futuro proprietário deve desembolsar antes da celebração do contrato cerca de 30% do valor do imóvel e o restante pode ser financiado por um banco em até 50 anos (no caso de imóveis novos). Mas, o prazo usual, sobretudo para quem não reside em Portugal, é de 30 anos.

Além disso, Portugal exige que donos de imóveis ou seus representantes tenham domicílio no país ou em outras nações da União Europeia. Assim, o comprador residente no Brasil precisa ser representado por uma pessoa ou empresa local, como um procurador ou um escritório de advogados.

A concessão de crédito para financiamento de imóvel em Portugal ocorre sobretudo através dos bancos que atuam no país. Assim, ter uma conta em banco português ou sediado em Portugal será relevante para o processo. Será importante apresentar à instituição financeira os comprovantes de rendimento, sejam os últimos contracheques em Portugal ou até no Brasil, declaração de imposto de renda etc. A partir daí, haverá uma avaliação de crédito.

Claro que ter autorização de residência para morar no país lusitano ou uma nacionalidade portuguesa pode ajudar, no entanto não é uma condição absoluta. Então, poderá pedir financiamento o nacional ou estrangeiro, que seja portador de autorização de residência ou não. Mas, sempre será necessário comprovar a renda exigida pelo banco, sendo devidamente representado, se for o caso. 

E você? Tem interesse em comprar ou financiar um imóvel em Portugal? Nós, do escritório Rabe Bennesby podemos lhe ajudar nessa questão! Por meio do programa Golden Visa você pode comprar imóveis ou investir em fundos de capital privado em Portugal e de bônus poder usufruir das vantagens de ser um cidadão europeu! Possuímos os melhores e mais confiáveis parceiros para te ajudar nas questões financeiras, tributárias e fiscais relacionadas ao processo de compra do seu imóvel. Estamos ansiosos para ouvi-los e ajudá-los a tornar Portugal e a Europa a sua segunda casa!

Posted on