fbpx
Contato:: +55 21 99790-5059
+0800 123 4567
 

As vantagens de obter a cidadania portuguesa

Home » Cidadania Portuguesa » As vantagens de obter a cidadania portuguesa

Por não ter barreira linguística, ser um país seguro (3º no ranking mundial de 2019), com um custo de vida relativamente baixo e se destacar positivamente quando o assunto é aceitação de imigrantes, nos últimos anos Portugal tem se tornado ‘a menina dos olhos’ de muitos brasileiros em busca de melhor qualidade de vida. De acordo com o SEF, 1 em cada 4 imigrantes no país é brasileiro, o que representa mais de 150 mil pessoas. Contudo, apesar de parecer fácil conseguir um visto adequado para se mudar para o que muitos acreditam ser ‘uma extensão do Brasil’, na prática a coisa é muito diferente e requer muito planejamento financeiro e emocional para lidar com todas as burocracias que terão de ser resolvidas.

Uma maneira de otimizar o processo e reduzir tal estresse seria obter a cidadania portuguesa. Apesar de muitos brasileiros terem direito, existem milhares que sequer sabem disso, uma vez que seus ancestrais portugueses são parentes muito distantes. Ainda assim, o número de requisições aumenta ano após ano, uma vez que os benefícios de uma nacionalidade portuguesa vão muito além de somente poder se mudar para Portugal sem tantas dores de cabeça.

Quando o requerente obtém a cidadania e o passaporte português, automaticamente ele passa a ser considerado um cidadão europeu, titular de um passaporte europeu, o que em tempos de globalização e expansão do mercado de trabalho, é uma grande vantagem. O nacional português tem o direito de trabalhar, estudar, residir e passear livremente em qualquer um dos 27 países-membros da União Europeia, por tempo indeterminado. Além disso, cidadãos europeus também não precisam de visto de turismo para visitar países como Estados Unidos, Canadá e Japão.

Os luso-descendentes também tem o direito de transmitir sua cidadania a seus filhos, perpetuando, assim, sua ascendência ao longo das gerações. Com isso, se torna mais fácil para seus filhos e netos estudar em uma instituição de ensino portuguesa, além de se beneficiar de descontos em cursos de graduação e mestrados específicos para cidadãos europeus. 

A via mais famosa de requerer cidadania portuguesa é por meio de jus sanguinis (direito de sangue; filhos, netos e em alguns casos, bisnetos de portugueses). No entanto, essa é apenas uma das várias maneiras garantidas pela legislação portuguesa. Descendentes de judeus sefarditas, cônjuges de portugueses, filhos que tenham sido adotados por pais e/ou mães portugueses, investidores e pessoas que residirem em Portugal por mais de cinco anos legalmente também estão aptos a obter sua nacionalidade portuguesa e, assim, usufruir dos benefícios de ser um cidadão europeu.

O escritório de advocacia Rabe Bennesby verifica as suas possibilidades na aquisição da nacionalidade portuguesa, envia e acompanha seu processo até a obtenção da sua certidão de nascimento portuguesa. Nosso escritório em Lisboa nos auxilia na busca e inclusão de documentos em Portugal, a fim de que seu processo ocorra no menor tempo possível. Se você já sabe ou quer saber se têm direito à nacionalidade portuguesa, entre em contato conosco. Temos parcerias com genealogistas especialistas e prontos para resgatar a sua história, para que possamos escrever um novo futuro para você e sua família!

Posted on